Filipe Balça, Lda

O que é a literacia financeira

09.06.2023
Outros

A educação financeira é considerada cada vez mais fundamental.


Quando falamos em literacia financeira, estamos a falar na capacidade de tomar as melhores decisões sobre a vida financeira. No que se refere às finanças pessoais e ao planeamento do futuro financeiro, é essencial promover hábitos de poupança e gestão orçamental. Mas porquê investir nos seus conhecimentos financeiros? Uma má avaliação das suas necessidades de poupança para o futuro pode levá-lo a tomar decisões erradas de gestão do orçamento familiar, correndo o risco de optar por produtos com encargos relativamente mais elevados do que o necessário, ou de recorrer em excesso ao crédito, originando o risco de endividamento e ficando ainda mais vulnerável a esquemas ilícitos.  Seguem algumas dicas que o podem ajudar a ganhar competências na literacia financeira.


REGISTE TODAS AS SUAS DESPESAS PESSOAIS

Tomar nota de tudo aquilo em que gastou o seu dinheiro, permite ter uma noção clara das despesas regulares e fazer os ajustes necessários em caso de necessidade. Para se organizar, comece por fazer uma lista das suas despesas fixas, mas registe também as despesas variáveis, geralmente não tão essenciais. São mais difíceis de prever, mas pode fazer uma estimativa dos gastos tendo em conta as suas atividades. Evitar as compras por impulso, sobretudo quando o preço for mais elevado, pode ajudar a decidir se determinado produto vale mesmo a pena. Uma comparação de preços ajudará a tomar uma decisão mais acertada.


APOSTE NUM PLANEAMENTO FINANCEIRO

Definir um valor e criar uma rotina de poupança consistente vai ajudá-lo a criar um fundo de emergência, para lidar com imprevistos de forma mais tranquila. Este processo envolve muita organização e é um hábito que os especialistas aconselham começar desde cedo e manter ao longo de toda a vida. Depois de adotar uma postura mais cuidadosa com seus gastos, será mais fácil definir o que é mais importante para si, avaliando se aquela compra era realmente necessária ou se foi apenas um impulso. Ao planear a forma como gasta o seu dinheiro, aumentará a previsibilidade dos seus gastos e terá muito mais controlo sobre o seu orçamento.


ORGANIZE AS SUAS FINANÇAS PESSOAIS

Quando aprendemos a usar os recursos financeiros da forma certa, evitamos gastos supérfluos. E mesmo na hora de comprar conseguimos ponderar melhor os preços de acordo com o nosso orçamento. Antes de se perder nas contas, tem sempre a possibilidade de planear como vai investir o seu dinheiro. Conheça bem os seus rendimentos e despesas e analise a sua situação financeira regularmente. Faça pontos de situação ao longo do ano, compare diferentes momentos e mantenha-se sempre atualizado sobre a sua situação financeira. Para além de se manter a par dos gastos e ganhos, pode avaliar o progresso que já fez para atingir os seus objetivos e perceber se precisa de ajustar o seu orçamento ou os seus planos para o futuro.

Caso tenha questões sobre poupança, crédito pessoal ou financiamento empresarial peça aconselhamento aos especialistas de crédito e financiamento da MAXFINANCE.

share